Resenha: Um certo verão

0 comentário(s)

“Às vezes viver era mais difícil do que morrer, pensou”.

Com um bonito cenário litorâneo, Um certo verão é um livro sobre recomeços.
David Baldacci é um autor bastante conhecido por seus livros de suspense, que são sucesso no mundo todo. Porém, ele também escreve dramas e romances, como é o caso de seu excelente título O Poço dos Desejos e de Um certo verão, que abordarei nesta resenha.
Acho ótima a atitude do autor de não se ater a um gênero específico, e apesar de ser um escritor conceituado por seus thrillers policiais, aventurar-se em livros doces e com grandes mensagens, o que prova a qualidade de sua escrita e seu dinamismo como autor.
Particularmente, gosto bastante do trabalho de Baldacci, mas confesso que Um certo verão não é sua melhor obra. É um livro bem escrito, que nos emociona em várias cenas e leva às lágrimas e à reflexão diversas vezes. Porém, há certo exagero em alguns momentos, e, mesmo com uma escrita leve e fluida, em alguns momentos percebe-se que o intuito do livro seja levar o leitor às lágrimas propositalmente, o que soa um pouco forçado pra mim.
A trama, por si só, já nos faz querer chorar. Vamos a ela.
Jack enfrenta uma doença terminal, tendo poucos meses de vida, e conta os dias que ainda tem ao lado da esposa e dos três filhos, na esperança de passar um último Natal ao lado deles.
Infelizmente, o destino guardava uma surpresa terrível para o Natal de Jack, sendo que ele não passa com a família reunida, como desejava, pois sua mulher morre em uma tragédia.
Assim, ainda muito doente, Jack vai para um asilo, agora viúvo, sendo afastado dos filhos, que vão cada um ficar com um parente.
A história não aborda muito a doença de Jack em si, mas sim os temores que ele enfrenta no dia a dia aguardando a morte. Porém, contrariando todas as expectativas, ele começa a reagir e consegue voltar a se reunir com os filhos, levando-os para passar um verão inesquecível no local onde a mãe havia crescido.
Repleto de nostalgia, fortes emoções e algumas reviravoltas, Um certo verão é uma boa trama, mas creio que a apreciação de seu conteúdo vai variar muito de acordo com o gosto do leitor e com o momento que ele está vivendo. Não é sempre que estamos abertos a receber lições de vida e superação, mesmo assim, muitas passagens belas fazem a leitura valer a pena e eu recomendo que vocês deem uma chance e abram seu coração junto de Jack, que enfrentou as maiores dores possíveis, mas não desistiu de recomeçar.

Trecho: “Iria escrever a sétima e última carta na véspera de Natal, depois de todos já terem ido dormir. Jack virou a cabeça e olhou pela janela. Mesmo no escuro, pôde ver a neve que caía com força. O tempo que lhe restava era valioso, mas não havia muito que Jack pudesse fazer com ele. Embora não tivesse cometido nenhum crime, agora conhecia a sensação de ser um condenado” (Pág. 17).

Informações:
Título: Um certo verão
Autor: David Baldacci
Gênero: Drama
Editora: Arqueiro
Páginas: 288

Borboletas azuis:




Agradecimentos à editora Arqueiro, por ceder o livro para o blog. Saiba mais sobre ele clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário